Dia primeiro de maio, se comemora o dia do Trabalho. Nos estados Unidos é comemorado em setembro por causa do movimento dos trabalhadores de Chicago que se manifestaram contra as longas jornadas de trabalho. No Brasil esse dia foi consolidado por Artur Silva Bernarndes reconhecendo o valor do trabalhador. A maioria dos trabalhadores informais e formais não abrem mão dos seus direitos que são:
1. Jornada diaria de oito horas;
2.descanso semanal remunerado;
3 ferias,
4. Pagamento de hora extra;
5. Atuação em ambiente insalubre
6. Aviso prévio;
7. Licença maternidade e paternidade;
8. Décimo terceiro salario;
9.proteção contra demissão por justa causa;
10. Direito a moradia;
11. Direito ao transporte;
12 .plano de saude;
13.Auxilio funeral ou seguro de vida( se não tem deveria).
14. Seguro desemprego;
15. FGTS.
16. Aposentadoria.
Em Brasilia, vemos as esculturas "Os guerreiros" ou "os candangos" para homenageá-los. Sabemos que o Nordeste se desloca em direçào a outros estados para trabalhar. Com vocês fico na expectativa para ver o que nosso governo fará quanto a isso.
O Brasil já provou que ainda há escravidão por parte dos mais abastados. E daí nos lembra o instrumento de tortura de três pontas que nos remete a palavra latina: trapalium. Peço ao nosso governo que nos valorize, principalmente não sobrecarregando aos que começaram a laborar cedo. Que nos dê um salario digno, um seguro de vida e faça valer nossos direitos.
Era 1979. Aquele fusca vermelho com painho, Urânio, Ceceu, Tido, Remo, Sara e eu. Passeando pelas rua de Iaçu. Ficou em minha memória, o dia não sei precisar, mas era as 18:00hs. Uma parada num bar, conhecer seus amigos, que eram muitos. Painho tinha muito prazer em exibir sua prole. Era na estação, era na escola, era na rua ou em casa. Tenho muitas lembranças dos dias bons ao lado do meu pai. Momórias que o tempo nunca vai apagar. Não sei porquê hoje me deu vontade de escrever sobre aquele feliz dia. Li em algum lugar que as tentativas de suicídios vem devido as ruins recordações de infância. Acho que essa é uma possiblidade, pois nós somos inclinados a levar em mais em conta o lado pessimista e negativo da vida. Pra mim é difícil de acreditar que alguém que tenha uma boa infância queira se suicidar. Nós somos o resultado de nossa infância, se foi boa toda nossa vida será boa, se ruim teremos que lutar muito para que nossa vida n seja ruim. Estou lendo um novo livro é uma biografia de...

Comentários